NOTÍCIAS, TUTORIAIS E DICAS. TUDO SOBRE LINUX.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES LINUX


   

Oi pessoal! Pegando como gancho, o final de nossa última conversa sobre Linux, kernel, sistema operacional e distribuições Linux, vamos ver hoje quais são as principais distribuições Linux, e ao final dessa pequena apresentação, escolheremos juntos uma distribuição, para iniciarmos nossos estudos, sobre como utilizar o Linux no nosso dia a dia. Estas futuras dicas e tutoriais são também na verdade, uma prova de que o Linux e suas várias distribuições, a cada dia que passa, estão se transformando em ambientes muito mais amigáveis para o usuário final.

   Bem, vamos lá! Linus torvalds tornou público o código do Linux no ano de 1991. Logo de inicio conseguiu o apoio de vários outros desenvolvedores e alguns destes até hoje o ajudam a escrever e aprimorar o Linux. Na verdade, hoje em dia, além de vários programadores ao redor do mundo, o Linux recebe grandes contribuições de grandes empresas como a Google, IBM, Intel, Nvidia, Cisco e várias outras. Mas quando será que surgiu as primeiras distribuições? Bem como pretendo apresentar a vocês as principais distribuições,  sem se apegar muito a cronologia dos fatos...ou seja… qual foi a primeira ou a última, então, antes de tudo, devemos fazer uma visita ao site www.distrowatch.com.  Este que está ai logo abaixo.distrowatch.png

   O distrowatch é um site que se propõe a apresentar todas as distribuições Linux e muito mais. Nele, por exemplo, é possível ter acesso a um ranking, com as distribuições que tem seus sites mais acessados ou visitados. É por este site que dá para termos uma ideia de como anda a aceitação e acolhimento daquela distribuição pela comunidade Linux. Assim que você acessar o site, no seu canto direito, é possível ver o ranking dessas distribuições, que na data de hoje 16/07/2015, está assim: ranking.png

    Nos últimos seis meses, de acordo com o site distrowatch a distribuição que teve mais visitas em seu site foi o Linux Mint, seguido pelo Ubuntu, Debian, OpenSuse e Fedora. Vou fazer aqui uma breve apresentação destas distribuições por acreditar que hoje são as maiores e vou acrescentar a essas distribuições as distribuições Slackware e Red Hat, por motivos históricos e por terem sido as primeiras distribuições Linux. Ok vamos as apresentações:

   Slackware. Dois anos depois de Linus Torvalds, dar inicio ao Linux, lá pelo mês de julho mais ao menos do ano de 1993, é que veio ao mundo a primeira distribuição Linux, chamada de Slackware. Símbolo da distribuição slackware logo ao lado. slackware_logo.png

                                       
   Sem se prender muito a detalhes de cada distribuição, o que podemos falar de mais marcante nessa distribuição, é que ela tem como objetivo principal a organização do sistema e manter o minimo de tarefas automatizadas. Ou seja, aqui não temos uma interface gráfica. A interação do usuário com o S.O é feita por meio de texto. É muito indicada para usuários avançados ou para pessoas que estejam aprendendo Linux e que queiram saber mais afundo todos os processos do sistema operacional.

redhat.jpg
                                       
   Logo em seguida temos a familia do Red Hat. Outra distribuição muito importante e que também não está na lista acima. Não nas primeiras posições pelo ao menos! Em novembro de 1994 foi lançado o Red Hat. De acordo com alguns escritores, entre eles, Carlos E Morimoto, o Red Hat foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a configuração e tornar o uso do sistema mais transparente, permitindo que ele atingisse um público mais abrangente.

A próxima distribuição o Fedora, nasceu desta última a Red Hat. Bem, em 2003, 10 anos após seu lançamento, a Red Hat deixou de ser distribuida de maneira gratuita e passou a constituir uma empresa realmente. A distribuição sempre teve um foco comercial. Por motivos de markting então a Red hat passou a usar esse nome somente para a sua parte comercial e então criou a distribuição Fedora. fedora-logo.png O fedora se tornou então o braço comuinitário da então empresa Red Hat. Braço esse que era em parte financiado pela empresa.

   OpenSuse. opensuse.png.optimized.jpg Foi lançada sua primeira versão oficial no ano de 1996 com o nome de SuSE Linux 4.2. Vcs então vão me perguntar porque a primeira versão é a 4.2? A distribuição SuSE Linux era baseada na estrutura do Red Hat inclusive utilizando os pacotes RPM. Mas, nas suas primeira versões, como a 1.0 por exemplo, o SuSE Linux foi baseado no Slackware. Pra não dizer que eram somente traduções do mesmo para o alemão. A distribuição prestava consultoria em Linux e personalização do sistema. Só anos mais tarde é que a SuSE Linux, baseada em pacotes RPM e utilizando o Yast como centro de configuração do seu sistema, foi comprada pela empresa Novell, que abriu o código fonte do Yast e passou a chamar a distribuição de OpenSUSE. É uma distro muito legal e foi a minha primeira distribuição.

   debian-logo.jpg.500x241.auto.jpgO Debian foi criado em 1993 por Ian Murdock. Ele pretendia que a sua distribuição fosse criada abertamente no mesmo espirito do Linux e do GNU. É a única distribuição que é desenvolvida somente por sua comunidade. Se considerarmos toda a base Linux, a familia do Debian, ocupa hoje pelo ao menos 70% dos Desktops com Linux. Isso graças ao Ubuntu que é baseado no Debian e é a distribuição Linux mais usada hoje.

   Eis que chegamos no Ubuntu.ubuntu-2.png.optimized.jpg Este sistema, que para mim, veio para mudar paradigmas no mundo Linux. Como já disse logo acima, é uma distribuição baseada no Debian, patrocinada e desenvolvida pela empresa Canonical. De acordo com o site wikipedia foi criado no ano de 2004 para 2005 com a proposta de oferecer um sistema que qualquer pessoa pudesse utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas.


    E por último, o Linux Mint.Linux_Mint_Logo.png O Linux Mint é uma distribuição baseada principalmente no Ubuntu mas possui também versões baseadas no Debian. A palavra Mint significa hortelã em inglês, considerado um sabor refrescante e agradável. Segundo o site da wikipedia, o propósito do Linux Mint é, assim como seu irmão maior, o Ubuntu, providenciar um sistema Linux que funcione “out-of-the-box”; isto é, esteja pronto para uso assim que acabar a instalação. Ainda segundo a wikipedia, o Linux Mint foi apontado como uma das melhores distros para uso no Desktop. Essa distribuição Linux é a nossa escolha de distro para abordarmos o Linux daqui para frente.

   Bem galera, acho que já conseguimos contar um pouco da história das distribuições Linux e até já escolhemos a nossa distribuição, o Linux Mint. No nosso próximo artigo vou tentar explicar por que escolhemos o Linux Mint. Acho que só pelas características desta distro, já dá para adivinhar um pouco do porque, mas até a próxima. Até!



Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário