NOTÍCIAS, TUTORIAIS E DICAS. TUDO SOBRE LINUX.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O que é Linux? O que é kernel? E o que é Sistema operacional e distribuição? Mais um passo para a nossa caminhada.

Oi galera! Estou de volta para darmos incio a nossa caminhada no mundo linux. Antes, devemos conversar sobre algumas coisas, que devem estar bem claras em nossa mente. Mas que coisas são essas? Devemos lembrar o que foi dito no primeiro artigo do blog. O objetivo do ponto de partida Linux é que pessoas comuns, ... como assim comuns? Aquelas que usem o seu computador desktop para estudar, se divertir ou mesmo trabalhar, conheçam o Linux de uma maneira mais fácil e acessível. Tendo isto em mente, podemos conversar sobre algumas coisas, como:


          1- O que é Línux?
          2- O que é kernel?
          3- O que é um sistema operacional?
          4- O que é distribuição Linux?


Bem, o que chamamos de Linux na verdade, não é um sistema operacional. Calma! Uma coisa de cada vez. Vou explicar primeiro o que é o Línux e depois o que é sistema operacional. Línux na verdade é só uma parte do sistema operacional, a parte que poderiamos chamar de, base do sistema operacional. E está base, a chamamos de kernel. Então o famigerado e tão temido Línux é só uma base (kernel)? Sim! E o que é o kernel então? Vamos lá!


O kernel seria um programa, que é responsável por fazer uma ponte entre o hardware e o software de seu computador. Falando de uma maneira simples, o Linux é o kernel, e esse kernel Linux é quem conversa com a maquina, parte física (placa-mãe, processador, memórias e demais peças) e permiti que os programas (software) possam cumprir aquilo para que foram escritos. 


Percebam que na figura logo abaixo, em volta do kernel temos tanto peças físicas quanto também software. O kernel Linux hoje é usado em vários sistemas operacionais ou distribuições, inclusive, se você possui um smartphone, muito provavelmente já esteja fazendo uso do Linux que também faz parte do sistema Android para smartphones. Ainda vamos ouvir falar muito desse cara. Vamos para o sistema operacional ou Operating System - OS.

                          


Bem! Dissemos logo acima, que o Kernel fazia a ponte entre a parte física (peças do seu computador) e o software. De maneira quase análoga ao caso do Kernel , poderiamos dizer também, que o sistema operacional também cria uma ponte mas desta vez, entre o hardware do seu computador e você usuário final. Então você me perguntaria aonde está o Kernel então? O que acontece meu caro leitor, é que o kernel faz parte do sistema operacional. Vamos esclarecer um pouco. 


O sistema operacional é um conjunto de vários programas que vão desde o Kernel em sua parte mais baixa, quando ele esta conversando com o hardware, utilizando seu kernel, que o compõe, como também, na parte alta do sistema, quando a interface gráfica já pode interagir com o usuário. Todo este software (kernel, interface gráfica e vários outros programas) que fazem parte do sistema operacional, monitoram sua máquina e disponibilizam seus recursos para você usuário. 


O windows, por exemplo, é um sistema operacional. Ele tem kernel também. Então, o que seria as distribuições Linux? Último tópico.


As distribuições Linux representam o mesmo papel que o windows por exemplo. O que quero dizer é que as distribuições Linux, também são sistemas operacionais completos. Todas as distribuições Linux tem algo em comum, que é justamente o seu Kernel Linux. E o que diferencia uma distribuição Linux da outra, são os outros programas ou softwares que compõe aquela distribuição ou se preferir, aquele sistema operacional Linux. Uma interface gráfica diferente ou até um modelo de empacotamento de software diferente.


   Bem! Com isso, acredito que dei uma breve e simplória introdução a você leitor do que é Linux. Da próxima vez, vou apresentar a vocês algumas distribuições Linux e escolheremos uma delas para estudar daqui para frente. Será que as distribuições são tão diferentes assim? até!
Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário